sábado, 13 de setembro de 2008

Le parole sono importanti

Tenho vindo a rever alguns filmes do Nanni Moretti e como verifico que o "Politically correct" nao e' caracteristica deste Geraçao de 60, nao podia deixar pois de partilhar este momento muito alto do seu cinema (incluindo a estalada a' jornalista claro!). Para os que nao viram ou nao se lembram de "Palombella Rossa", Michele Apicella (alter-ego de Moretti e que aparece pela primeira vez no filme "Ecce Bombo" de 1978), cansado da luta politica que vem a desenvolver como membro do partido comunista, encontra-se aqui neste longo dia a jogar uma partida de polo aquatico depois de um pequeno acidente de automovel durante a manha. Um acidente que o faz perder a memoria e esquecer o conteudo de uma polemica entrevista que teria dado na noite anterior a um programa politico televisivo e que e' reputada por todos os que o encontram de absolutamente memoravel e reveladora do estado do PCI.....

O uso da expressao "politically correct" que penso nao se usasse muito em 1989 quando este filme foi feito daria direito seguramente a uma muito merecida estalada do Nanni. Pensemos nisso quando enriquecemos (empobrecemos) as nossa frases com coisas do genero....

7 comentários:

Sofia Galvão disse...

Bem vindo, Vasco!
E obrigada pela memória. É um perigo esquecer o memorável...

aviador disse...

É um filme tocante!

Manuel S. Fonseca disse...

Vasco, a "Geração" acolhe-o com entusiasmo. Traga o Nani Moretti e faça o favor de nos dizer se no cinema italiano há umas Loren, Cardinale ou Sandrelli contemporâneas. Inclua fotografias.

Táxi Pluvioso disse...

A melhor cena do Moretti talvez seja esta.

Vasco M. Grilo disse...

Este Geracao e' realmente lido por muitos. Recebi uma nota de um simpatico blogger corrigindo a minha "Entrevista" e nao "Intervista".

O Italiano e' uma lingua muito escorregadia e indiscreta que se infiltra facilmente......

Manuel S. Fonseca disse...

Ó Vasco, veja lá se arranja um pc com acentos e cedilhas. Caramba, já não estamos no tempo do Berlinguer. E não se esqueça das amigas da Monica Bellucci. Com fotos: sem cedilhas, nem acentos.

JP Guimarães disse...

Vasco, seja bem vindo. Entra bem com o Moretti. Grande figura! (nunca me esqueço das voltas que o mesmo Moretti dá numa Vespa - a minha mota de eleição - num filme que tem muito mais do que apenas isso e de que não me recordo do nome).