sexta-feira, 9 de maio de 2008

O outro sistema

Num dia em que se vai seguramente voltar a discutir "o sistema" e para alimentar a paixão do Manuel S. Fonseca por Shostakovich não resisti a apresentar o outro sistema:
Há mais de 30 anos que na Venezuela um economista ("o Dr. Abreu") criou o sistema: um regime de ocupação de tempos livres de jovens desfavorecidos com base na música que ocupa milhares de jovens e alimenta 200 orquestras (várias profissionais). Tem resistido a todos os governos e sobressaltos políticos venezuelanos. A jóia da coroa é a Orquestra Juvenil Simon Bolívar actualmente dirigida por Gustavo Dudamel, de 27 anos e ele próprio um produto do "sistema". Dudamel é o actual menino prodígio da música clássica (maestro convidado dos Berliner, NYSO, La Scala etc.). Para quem quiser ouvir até onde chega este sistema e como foi capaz de produzir uma orquestra e um jovem maestro de grande grande nível aconselho a mais recente gravação com a Deutsche Gramophon da 5ª de Mahler (que, merecidamente, lhes valeu um prémio)

4 comentários:

Manuel S. Fonseca disse...

Miguel, sei que estou em dívida (com as "ouvertures" cinematográficas), mas, agora, quero é fazer a devida vénia a esta sua história optimista. Two shots for happy!

Sofia Rocha disse...

Por falar em sistemas:já conheci um sítio onde existe um Conservatório de música clássica que emprega cerca de cem professores, a maioria oriunda dos países de leste, comunistas, comunistas, que ensina centenas e centenas de jovens, que faz deslocar os seus professores a zonas remotas e de difícil acesso para levar música clássica às crianças e jovens. Já conheci um sítio que compra instrumentos musicais como violinos, flautas ou saxofones e que anualmente os empresta, cedendo a sua utilização aos alunos. Já conheci um sítio onde os alunos quase não pagam, e não pagam mesmo em caso de ausência de rendimentos, para aprenderem música clássica. Não foi em Cuba, nem na ex-URSS. É verdade, é caro, mas é uma das mais extraordinárias coisas que vi até hoje. E nunca me esquecerei do orgulho imenso com que as famílias rurais chegavam ao salão nobre do Conservatório nas suas vestes domingueiras para que os seus filhos mostrassem o que haviam aprendido durante o ano. Por essa altura fazia sempre muito calor e humidade no Funchal, mas as meninas, vestidas de vestido branco, com o cabelo comprido, sentadas ao piano nem pareciam reparar.

MT disse...

http://www.dgidc.min-edu.pt/artistico/material/2006-07%20O%20Projecto%20MUS-E.pdf

Felizmente também temos um projecto dessa natureza a funcionar em Portugal.
Infelizmente termina no final do 1º ciclo.
Com as reformas previstas pelo governo no que diz respeito ao ensino artístico estamos a andar exactamente no sentido oposto.
Venham mais projectos e mais ideias para permitir que centenas de jovens que não tem essa possibilidade de aprender música, a baixo custo ou mesmo custos, o possam fazer.

MT disse...

http://www.dgidc.min-edu.pt/artistico/
material/2006-07%20O%20
Projecto%20MUS-E.pdf

Parece que o endereço não apareceu completo no comentário anterior aqui fica a rectificação.