domingo, 4 de maio de 2008

Comércio tradicional



A sinopse é preguiçosamente copiada daqui.
Mas neste caso a recomendação é que vale. Sexta dia 9 às 19h00, na Cinemateca. Dificilmente haverá melhor forma de acabar a semana.


"Um dos filmes mais amados de Ernst Lubitsch, embora bastante diferente das suas obras-primas dos anos 30, em que a elegância igualava o cinismo e que só têm dois temas: o sexo e o dinheiro. Por comparação, THE SHOP AROUND THE CORNER, adaptado de uma peça húngara, é quase sentimental, com a história de dois modestos colegas de trabalho que se vêem todos os dias na loja, sem suspeitarem que trocam um com o outro uma correspondência amorosa. Mas também neste registo a mise-en-scène de Lubitsch é um prodígio de perfeição."

3 comentários:

Anónimo disse...

Há uns anos vi um filme xaroposo com a Meg Ryan e o Tom Hanks. Era sobre o advento do correio eletrónico e o impacto deste sobre a vida (amorosa)dos personagens. Ela tinha uma "piquena" livraria, salvo erro "Books around the corner" e ele era um imponente capitalista dos livros. Percebo agora onde foram buscar a inspiração. A única coisa que me interessou no filme, é a questão de saber como é que se passa do mundo virtual para este nosso tão comezinho. Falo por mim, fico sempre com uma sensação de impostura: mandamos sempre o bonito à frente falar com a Roxanne e ficamos nós, embaraçados pela penca, na penumbra.

Unknown disse...

Desconfiada deste mundo virtual? Logo a Sofia Rocha que virtualmente conquistou a admiração deste geração de 60?

Anónimo disse...

Justamente! Mas é nessa transição que por vezes nos sentimos tão desajeitados como um Cyrano!