sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Quem pode invocar o nazismo?

 

 

 

 

A colecta de grandes espíritos do nosso tempo gosta de acabar a sua argumentação com um finale estrebuchante: lembrem-se do nazismo. Como tudo é racismo e os nazis eram racistas aquilo que condenam está próximo do nazismo. Sentem que fizeram uma brilhante demonstração e não são contraditados. Uns porque os acham uns doidos furiosos outros porque se deixam convencer com argumentos tíbios.

 

Para sabermos quem pode invocar o nazismo temos de ver quem exploraram os nazis, quem eles perseguiram, em suma a quem eles provocaram sofrimento. Não quem eles desprezaram. Se fosse este o critério então os negros, mas também os portugueses e os espanhóis teriam razões para invocar o nazismo. Mas também os antigos germanos, cuja cultura nunca impressionou Hitler, apaixonado pela civilização grega e romana e não pelos vestígios arqueológicos germânicos.

 

Deixemos, pois, os desprezados e vejamos quem não sofreu com o nazismo.

 

Os africanos para começar. Os nazis desprezavam-nos, mas não os exploraram. Os ingleses com a sua generosidade habitual estavam dispostos a devolver-lhes a África alemã basicamente o Togo Land, mas também Angola, que já tinham oferecido aos alemães antes da I Guerra Mundial e voltaram a oferecer antes da II Guerra Mundial. Os nazis não queriam explorar os africanos. Os negros podem ficar descansados, não podem invocar o nazismo.

 

Os muçulmanos também não podem invocar o nazismo. Tanto turcos como árabes foram sempre bem recebidos pelos nazis. Nas SS não havia capelães militares, porque a ideologia nazi odiava o cristianismo. Mas havia duas divisões SS muçulmanas, a Scanderberg e Handschar. E nestas por excepção havia imãs como capelães militares. Os nacionalistas árabes eram conhecidos por adorar Hitler como um dos seus ídolos e na Turquia o «Mein Kampf» desde sempre foi sucesso de vendas. Os muçulmanos, seja árabes seja turcos, não podem invocar o nazismo, nomeadamente quando se dedicam alegremente a discursos anti-semitas.

 

Os judeus podem invocar o nazismo? Os askhenazis os judeus da Europa Central e Oriental, sem dúvida. De forma gritante. Quanto aos sefaradis , os que têm origem no Sul da Europa, a matéria já é mais turva. Houve vários judeus holandeses que tiveram a condenação suspensa porque os nazis hesitavam entre considerá-los judeus... ou portugueses. E devolvê-los a Portugal.

 

Os ciganos sem dúvida. De forma gritante.

 

Os católicos e muitos aristocratas também, porque foram perseguidos por serem o que eram. Uma das acusações contra as ordens religiosa era a de que favoreciam a homossexualidade e a pedofilia. Os nazis têm muitos herdeiros na nossa época.

 

Quem mais pode invocar o nazismo? Quem exploraram os nazis, quem queriam ter como mão de obra escrava que territórios queriam colonizar, que povos queriam ver reduzidos em reservas tribais e de preferência ir extinguindo aos poucos? As escolas não ensinam e os jornalistas não percebem. Mas do que não percebem os jornalistas é um vasto campo, como dizia Fontane.

 

Quem? Povos louros de olhos azuis, arianos de raça e de língua. Os eslavos. Os projectos de colonização não se dirigiram contra a África, a Ásia, seja a Turquia seja a Índia ou a China. Mas contra a Europa de Leste, até à Rússia incluída. Quem pode invocar o nazismo são os muito louros e arianos eslavos.

 

Deixemos, pois, repousar os que invocam o nazismo quando não o podem. Alguns seguem mesmo ideias nazis sem o saberem. Deixemo-los descansar em paz porque o seu cérebro já se nos antecipou no ensejo. E quando os virmos invocar o nazismo em conjunto com o racismo fiquemos consolados em perceber que estes não são os piores males do mundo, mas antes a estupidez.

 

 

Alexandre Brandão da Veiga

 

 

0 comentários: