quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Acredito em Sócrates

Acredito na descrição de José Sócrates sobre o jogo de Portugal com a Coreia em 1966, agora alvo de chacota em todo o País. Foi num Sábado, sim, e em Julho, durante as férias grandes. E então? Os meus cinco irmãos sempre foram para os campos de futebol e para a mata do colégio dos Maristas ao fim de semana e durante as férias para jogarem à bola e brincarem na pequena floresta que ali estava disponível, maior do que o quarto dos brinquedos. Não havia televisão lá em casa e o ar puro era melhor do que uma casa sem jardim. Ironicamente, as crianças tinham mais liberdade nessa época e não estranho, de maneira nenhuma, que José Sócrates, em plena Covilhã, continuasse a encontrar-se com os amigos no recreio da escola em vez de ficar fechado em casa. Era Julho, sim. Mas, provavelmente, os seus Pais tirariam férias em Agosto e, até lá, havia que matar o tempo numa cidade sem os pavilhões gimnodesportivos e os campos de férias de hoje. A memória de um miúdo de oito ou nove anos sobre o jogo da Coreia não engana. E os que de nós duvidamos, falamos mais de nós do que disso.

9 comentários:

lidiasantos almeida sousa disse...

Obrigada por ser uma pessoa normal. Também eu preferia ir ao Sábado e que pena não poder ir ao
Domingo para não aturas as minhas 3 irmãs mais velhas que me batiam por eu ser irreverente, .as minhas 4 tias, irmãs da minha mãe a praticar a caridadezinha e a disputar os seus pobrezinhos como agora este Governo quer fazer com o hipócrita Mota, a Jonet, a caritas, as paróquias,etc. tudo a ajudar os pobrezinhos e a destruir a classe média baixa. que não pode apresentar o atestado de pobreza para irem à cantinas Sociais do Mota

Inez Dentinho disse...

Obrigada pelo comentário Lídia Almeida e Sousa. Não a acompanho na leitura que faz da generosidade de quem serve os que menos têm. Quem me dera ser como as suas quatro tias, as três irmãs e a Senhora sua Mãe. Isto, claro, sem lhe querer bater por ser irreverente. C. ID

lidiasantos almeida sousa disse...

Também eu gosto de compartilhar o que posso com os mais pobres, especialmente os da pobreza envergonhada, que quase não podem pagar a água, a luz e a renda, e muitas vezes ficam sem dinheiro para comerem eles e os filhos. O tal Mota tem inaugurado cantinas Sociais, que em principio eram para ser autónomas mas depois passou a ser nas paróquias das Igrejas, Quando tive conhecimento deste projecto,achei muito bem Existe em França onde basta ir e dizer que tem fome para lhe darem comida, De seguida procede-se à burocracia. Aqui não, Ajudei um casal com uma menina de 2 anos e outra na barriga, Como o Mota disse, e mostrou na televisão imagens de mulheres com sacos e marmitas a irem buscar a comida para comerem em recato nas suas casas, pensei ser verdade-Depois de muitas mentiras A secretária do Ministro mandou-me ir com as pessoas à sopa dos pobres nos Anjos. Disse-lhe que não pois a comida que para lá vai vem da Santa Casa e os mendigos começam a fazer fila ás 4 horas da manhã. Depois de muita luta mandaram-me ir com o casal à Paróquia da Igreja de São Jorge de Arroios. Fomos atendidos por uma senhora voluntária que disse ser preciso um documento das Finanças, outro da Santa casa, atestado de pobreza da Junta e que o processo demoraria entre 3o a 45 dias. Perguntei-lhe: mas durante este espaço de tempo as pessoas morrem à fome? Disse que não sabia pois quem mandava era o Padre. Fui falar com o Padre que me disse que quem mandava era o Ministro. Ajudei-os eu e outras pessoas e assim ficou a história da pobreza envergonhada. A minha mãe e as minhas tias tinham outro género de pobres como era próprio da época e cada uma os escolhia pela simpatia, humildade reciprocidade etc. e quando alguma dava ás escondidas qualquer coisa ao pobre das outras ficavam zangadas. Era uma espécie de marca de propriedade e disso não gostei, não gosto nem gostarei nunca, mas reparto o que é meu o melhor que posso e peço a outras pessoas para fazerem o mesmo, com discrição- Obrigada Inês que não é de Castro e ainda bem. Uma novidade o Fernando Pessoa viveu na minha Rua no nº 24. Depois de longa luta consegui que a Câmara pusesse uma placa dizendo que ele ali viveu com a Tia Anica. A porta é lindissima de Pau Preto e é considerada património nacional. ás vezes as teimosas vencem

miguel vaz serra disse...

Querida Inez
Eu NÃO acredito em Sócrates!!!
Ele não disse que ia ter com os colegas ou amigos ao largo da Escola.Disse que saiu de casa para a Escola e que quando lá chegou já Portugal ganhava.Tinha 8 anos.Fez 9 em Setembro.
Todas as Escolas e Colégios estavam fechados até dia 7 de Outubro. Não havia estas frescuras de agora que obrigam toda a gente a picar ponto de Setembro a Agôsto,o que é ridículo.Tudo estava trancado.Vazio.
Nenhuma criança de 8 anos ia para a Escola com tudo fechado.
Vivi no meio do nada eu tambêm at´
e aos 14 anos e queríamos tudo era chegar perto das Escolas.Andávamos de bicicleta,íamos às Ribeiras tomar banho....
É-me indiferente,e digo-o seriamente, o que esse gajo pensa diz ou faz,muito menos o que fez com 8 anos, mas com o CV desse tipo, os Diplomas com data de Domingo e o "xurrilho" de mentiras ao longo das décadas de política baixa e degradante,tudo indica que é mais uma.
Sabe que quem é mentiroso compulsivo, mesmo que as mentiras sejam inofensivas,que é o caso,caem mal pois já ninguêm aguenta notícias sobre um morto que não deu pela própria morte e que a escória que o rodeia não tem coragem de lhe dizer que já foi enterrado!!!

lidiasantos almeida sousa disse...

Faz muito bem porque o desprezo é a melhor resposta. Para cada um sua verdade.

miguel vaz serra disse...

Querida Inez
Peço desculpa a Sua Santidade o Papa Francisco em falar nele num post dedicado a um reles que de ética e sentido de bondade religiosa tem nada.
Hoje o Papa baptizou duas crianças.
Uma filha de mãe solteira e outra filha de pais solteiros que vivem em união de facto.
Para a Igreja Católica Portuguesa(que é a que conheço nestes casos pois andei meses para encontrar um Padre que me baptizasse uma afilhada porque a mãe era de outra Igreja e o Pai nem era Baptizado e viviam portanto "em pecado"(ridículos!!!) é pecado viver sem casar,é pecado ter filhos sem pai.
Aliás,tudo é pecado mas andar a abusar as crianças nos orfanatos entregues a certos tipos que se dizem Padres que nome tem?????Deviam ser pendurados pelos ditos!!!Como mínimo!!!
A hipocrisia da Igreja Católica Portuguesa é tal que querem ser mais papistas que o Papa...Algo assim como o Alforreca(pago direitos a Lídia Almeida e Sousa que tanta graça tem sempre).O Alforreca passos tambêm fez mais do que lhe pediram os mafiosos dos mercados.
O Papa tem feito coisas impensáveis na era Ratzinger.
Foge do Vaticano vestido de Padre para dar dinheiro e comida aos pobres de Roma, fala da homossexualidade com naturalidade dizendo que se não deixarem a sociedade envergonhada porque não ter direito a ser acolhidos pela Igreja,meteu a escória do Banco do Vaticano na ordem(já foram presos alguns),telefona ele mesmo a toda a gente(desde o dono do quiosque que lhe guardava os Jornais em Buenos Aires até às Carmelitas espanholas a desejar um Feliz Natal),foi ele pagar,já Papa, a conta do Hotel onde esteve durante as votações para a sua eleição, enfim, estaria aqui toda a noite a falar dum Homem bom, com carisma,com sensibilidade,inteligente sem ser rata de biblioteca e sem complexos de intelectualidade.
É um Papa com sangue latino.
Uma golfada de ar fresco para a Igreja que tanto necessitava pois estava a morrer dia a dia desde que o quase Santo João Paulo II nos deixou.
Hoje uma vez mais o Papa ensinou aos Padres do mundo inteiro que SE DEVE BAPTIZAR uma criança independentemente de como vivem ou são os pais!!!!!
Não se pode punir uma criança de forma vingativa,portanto NÃO cristã,como fazem a maioria dos Padres portugueses, por não entender que o mundo mudou e a Igreja só tem que o acompanhar!!!

Inez Dentinho disse...

O respeito dos crentes aos Papas vem de acreditarem que o Espírito Santo preside à sua escolha. O Papa Francisco, aos jornalistas, remete a resposta da homosexualidade para o Novo Catecismo da Igreja Católica, feito nos pontificados que lhe antecederam. Quanto aos Baptizados, a Igreja deve zelar sobre o que está em causa para a criança, alvo do Baptismo, e não para os seus Pais. Isto é: garantir que ali está o compromisso de um acompanhamento cristão e não, como tantas vezes acontece, apenas uma festa de iniciação social. Isto é válido para casados, solteiros e unidos. Este gesto do Papa deve servir para compreender essa universalidade de propósitos.
Obrigada pela sua presença crítica Miguel. Bj ID

Anónimo disse...

Quem lhe disse a si, que ao sabado da parte tarde, as escolas não funcionavam? a Franciaco Arruda funcionava - a Ferreira Borges - a Marquês de Pombal funcionavam e todas as Escolas na Zona de Lisboa e pelo País fora.

Bom está a funcionar com o que dia O Maduro, só pode

Anónimo disse...

Quem lhe disse a si, que ao sabado da parte tarde, as escolas não funcionavam? a Franciaco Arruda funcionava - a Ferreira Borges - a Marquês de Pombal funcionavam e todas as Escolas na Zona de Lisboa e pelo País fora.

Bom está a funcionar com o que dia O Maduro, só pode