terça-feira, 29 de outubro de 2013

BRAVO.

É importante falar nas causas escondidas das boas consequências. Quando Lisboa cresceu, em meados do século passado, foi preciso construir novas igrejas. O Patriarcado vendeu então três templos na Baixa e, com esse dinheiro, edificou S. João de Deus, S. João de Brito e a igreja de Fátima.


Este desinvestimento no coração de Lisboa, que estava a morrer com os seus velhos, foi contrariado mais tarde pelo Cardeal Ribeiro que chamou para as paróquias da Baixa padres novos, cultos e com um vigor evangélico que pudessem dar a volta à descristianização do Centro, ainda antes do incêndio.

Com Fé, bom gosto e muita persistência, estes homens reergueram a vitalidade destas 18 igrejas. Contaram com o rebanho transumante diário de quem trabalha ou visita a Baixa e o Chiado, mesmo que ali não viva. Montaram horários de missas das 8 da manhã às 10 da noite, com todas as despesas de iluminação, limpeza e guardaria que implica ter as portas abertas. Captaram voluntários que, às seis da manhã já estão a lavar os idosos do bairro e depois seguem para as suas vidas profissionais. Atraíram à Baixa grupos de empresários, como a ACEGE, e de Movimentos empenhados, como o CL, que ali fazem encontros, conferências, retiros.

Faltava recuperar o Património. Depois de 2002, Santana Lopes deixou-se cativar por este trabalho extraordinário que também combatia a agonia do Centro e alargou o Fundo do Chiado à recuperação das igrejas. Viu bem. Em vez de esperar pela recuperação integral do conjunto pombalino, começou pelos seus polos monumentais e restaurou várias igrejas entre as quais se destacam Sta Catarina, S. Nicolau, Mártires, Encarnação (fachada), Sra da Oliveira, Vitória, Menino de Deus etc. Faltava o Sacramento, entretanto intervencionado, onde se discutiam estragos das obras do Metropolitano e de um parque de estacionamento, e a Conceição Velha.

Todo isto para dizer que a dupla Pedras/Santana se voltou a encontrar, dez anos depois, para completar o que ainda não tinha sido feito. A Conceição Velha, sede da Misericórdia de Lisboa antes do Terramoto, será finalmente recuperada a par de um apoio da Santa Casa ao Povo carente da Baixa. Bravo.

2 comentários:

miguelvazserra disse...

Querida Inez
Quando as pessoas certas estão no lugar correcto as coisas boas acontecem!!!
Infelizmente não é assim em todo o lado e tal como no Governo de Sócrates, este de Passos Coelho dá vergonha ao mais comum dos portugueses.
Cortes e mais cortes em quem já vive mal e porcamente mas nos que deviam nem lhes tocam.
Só nas PPP's vamos pagar mais de mil milhões de euros em 2014.
A abutres da economia que o Bloco Central criou nos últimos 40 anos de pseudó-democracia.
Hoje li isto que define a linha governamental, a nossa Justiça(ou a completa falta dela), o NÃO-Estado de Direito em que vivemos,o como se define em Portugal quem pode roubar e gozar com os outros 9 milhões e quem vai para a cadeia.
É chocante,mas leiam:

"Deixem ver se percebo:
- O Joaquim pede emprestado quase 300 milhões de euros para comprar os jornais DN, JN e a TSF, aos bancos BCP e BES;
- O Joaquim não paga! … nem os juros!;
- Os bancos perdoam quase 2/3 da divida;
- Outra parte convertida em capital, ficando o Joaquim com uma parte!!!!
- O BCP recebeu uma ajuda do Governo ( isto é, de todos nós) de três mil milhões de euros! para tapar os ‘seus’ buracos e os da OLIVEDESPORTOS ??;
- AO QUE CONSTA, A MAIOR PARTE DA OLIVESDESPORTOS VAI SER COMPRADA PELO MOSQUITO, EMPRESÁRIO ANGOLANO QUE JÁ COMPROU A SOARES DA COSTA E TEM INTERESSES NA SAD DO SPORTING.
Conclusão:
- O Joaquim comprou uma grande empresa de comunicação social, com muita influência política.
- O Joaquim não meteu um tostão seu na compra, pois os bancos pagaram por ele.
- O Joaquim não pagou a dívida…..nem vai pagar.
- Os bancos quase que faliram e perdoam.
- Não faz mal, a malta paga sempre.
Terei ‘percebido’ bem?
Ah, esqueci-me: o Joaquim é dono da SportTv, que manda no futebol, e nenhum Banco penhorou as acções dele!
E NINGUÉM VAI PRESO???
ISTO É UMA GANG DE GATUNOS A VIVEREM Á NOSSA CUSTA!!!"
De Vicky Paes Martins.

E eu digo:
Como faz falta um "Independente" do Séc.XXI..........

miguelvazserra disse...

Querida Inez
O Não-Bravo:
Como não confio na Justiça Portuguesa,nem um bocadinho,não faço comentário algum e vou-me limitar a transcrever uma conversa.
Peço a atenção da Senhora Ministra da Justiça!!!!!!!

"Durante o julgamento de um processo-crime por roubo de ouro no Algarve, num tribunal coletivo de Lisboa, um dos juízes-asa mandou calar o advogado de defesa, por diversas vezes, rematando que se queria este reclamar que fosse "queixar-se ao Totta".
O juíz-asa reage ao interrogatório que o advogado de defesa tenta fazer a um dos polícias que deteve o grupo de assaltantes. Ao fim de algum tempo e de não ver as suas perguntas respondidas, o advogado desiste dizendo que não é assim que se trata um processo penal.
"Oh sôtor, tenha lá um bocadinho de respeito pelo tribunal e cale-se", contrapõe o magistrado. Em resposta, o advogado chama-o a atenção do magistrado pela maneira como o manda calar e o este responde dizendo que está a ser inconveniente, repetindo várias vezes "cale-se"!
"Eu já ando aqui há demasiado tempo, por isso o sôtor não me vai ensinar nada. Tenha lá descaramento e cale-se, isto assim é demais", diz o magistrado.
O advogado diz que não pode deixar passar em branco esta situação, ao que o juíz responde: "Dite! Dite para a ata e vá queixar-se ao Totta, pá".
A gravação áudio do julgamento foi divulgada por Marinho Pinto, no site da Ordem dos Advogados, o qual faz uma forte critica aos juízes e à forma como são tratados os advogados em tribunal.
"A falta de urbanidade e respeito com que um asa do coletivo tratou o colega (advogado de defesa), depois de retirar abruptamente à juíza-presidente a competência de direção da audiência, dirigindo-se ao advogado aos berros e mandando-o ir queixar-se ao Totta", é o destaque principal que o Bastonário dá ao episódio.
Para Marinho Pinto, o Totta deve "mesmo" ser o único local onde o advogado se pode dirigir, "pois se ele se queixar ao Conselho Superior da Magistratura não adianta nada".
http://expresso.sapo.pt/dois-minutos-de-uma-estranha-atitude-do-juiz-em-tribunal=f838774#ixzz2jLwf1DoD