quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Justiça e informação


A direcção da RTP demitiu-se por quebra de confiança na sua palavra num circuito confuso entre a Administração e a Redacção. Entendo. A confiança é basilar num órgão de informação e a palavra da direcção da RTP deve ser respeitada.
Outro assunto é a recusa da RTP de cedência de imagens e, por isso, a recusa em colaborar com a Justiça na procura de criminosos que apedrejaram a polícia durante uma hora e meia.
É dever de cidadania colaborar com as autoridades no exercício da Justiça. É dever do jornalista não tomar partido nos acontecimentos de que faz a cobertura. Reter «os brutos» - filmes não editados - não é defender as fontes. A Lei é clara sobre os direitos à imagem no espaço público. Por isso as vedetas têm poucas defesas na devassa da sua vida privada, em relação à imprensa cor-de-rosa.
Parece-me claro que a RTP deve ceder imagens sempre que houver criminosos em fuga. E que, ao recusar-se a fazê-lo, deve ser questionada pelo embuste em que colabora deliberadamente.

2 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez.
Eu vi bastante bem as caras dos animais e não estava sintonizado na RTP, aliás seria impossível pois jamais vejo RTP.
Podem pedir à TVI e à SIC que têm feito muito mais "televisão pública" que a do Estado....

miguel vaz serra....... disse...

E por falar em Justiça....
Apesar de não concordar de forma alguma com as linhas gerais que foram aplicadas por este Governo na economia e muito menos como deixam de fora quem devia pagar a crise e obrigam os já miseráveis velhos e crianças a passar cada vez mais fome, ( ontem mesmo assisti à entrega de 4000 cabazes a famílias paupérrimas por uma ONG que no mesmo sítio há um par de anos destribuiu 7, repito, 7!!! )quero deixar aqui expressa a minha admiração a um homem tão sensível como inteligente e que fez na AR um excelente discurso hoje no encerramento do debate do monstro OE para 2013.
Como disse, não concordo de forma alguma com a forma de resolver os problemas herdados, mas ao ouvir o Dr. Pedro Pinto, fico com a sensação de que no meio daquela gente monocórdica, cinzenta, insensível, vendida, repito, vendida, lânguida, arrogante, muito pouco esperta e menos inteligente, que defende "amiguismos" e escandalosos contractos milionários que lesam os bolsos dos miseráveis que pagam as PPP's e subsídios escandalosos às EDP's da vida e alimentam a Banca e seus lacaios, existe também gente que tem esperança, que tem visão, que pode no meio do horror e da escuridão ajudar-nos a não desesperar.
Ao ouvir O Dr. Pedro Pinto lembrei-me de como eram os tempos do PPD, da esperança de vida social próspera, do Dr. Sá Carneiro, de Pedro Santana Lopes e os discursos de pôr qualquer pessoa com "pele de galinha", enfim, lembrei-me que ainda há PPD no meio daquela "escumalhenta" gente cinzenta e afectada, "penteadinha" e presunçosa....
Que saudades Deus meu.
Obrigado Pedro Pinto, bem hajas!!!