sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pós e pobreza II

O que dizem os cultores do pós-cristianismo? Que a Europa deixou de ser cristã. E passou a ser o quê? Nesta matéria têm mais dificuldade em afirmar seja o que for. Por isso, convocam a abertura de possibilidades, mas acabam na ideologia do supermercado de religiões, em que se vai buscar um pedaço a cada uma em função a nossa vontade. A necessidade de coerência, em suma, de responsabilidade do discurso, desaparece totalmente. O passado é caricaturado, mostrando-se que antigamente era uniforme. Era cristão. Coitados, eram o que podiam ser... Será assim?

A Europa nunca foi cristã. Nunca o foi puramente. Sem as outras camad[...]
(mais)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pós e pobreza I


Pós-cristãos, pós-modernos e pós-industriais. Três ladainhas que ouvimos desgarradas pelos recantos. E, mais uma vez, três discursos que aparentemente nada têm a ver uns com os outros, excretados em círculos diversos, e que por isso nos deixam vislumbrar o que têm de comum, muito mais que o que os diferencia. Em cada campo em que actuam, na análise das civilizações, na filosofia e nas ciências ditas humanas, na economia dão um ar científico, crítico, lúcido ao discurso. Mas, se vistos em conjunto, torna-se mais óbvio de que fragilidades padecem.

Que existe em comum de mais evidente? A expressão “pós”. Não é questão [...]
(mais)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Justiça e informação


A direcção da RTP demitiu-se por quebra de confiança na sua palavra num circuito confuso entre a Administraçã[...]
(mais)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estados de alma


«O Senhor Ministro não se sente só?».
A pergunta, feita ao M[...]
(mais)

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O preconceito da ordem

Às vezes, olhamos para a realidade como quem procura um bilhete num contador da Índia: vamos abrindo as gavetas independentes e es[...]
(mais)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alguém me explica?


Visitar a única capital que vive em dois Continentes, (Ásia e Europa); viajar pela cidade senhora de [...]
(mais)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Indignai-vos?




Está na moda a indignação. Uma criatura simpática passeando a sua adorável insuficiência intelectual apresenta-nos um livro do alto da sua autoridade moral, algo fenecida pelos anos, com o título “indignai-vos”. E as pessoas vão nas ruas passeando pela trela a sua indignação.

Estamos já habituados a que os livros não carreiem ideias, mas apenas o que vai andando por tripas das pessoas. Mas existem situações em que a dissimulação esconde que se passaram limites. A insatisfação pode ser[...]
(mais)