quarta-feira, 30 de maio de 2012

Relvas, o fumo e o fogo

O objectivo era ligar Miguel Relvas a Silva Carvalho. Era importante «provar» que, entre maçons e com o apoio sujo das secretas, Nuno Vasconcellos estaria melhor defendido do que Francisco Balsemão, em pleno processo de privatização da RTP. O relacionamento social e/ou profissional entre Relvas e Silva Carvalho não foi transmissível a qualquer decisão do Governo. Não houve mudanças nas secretas, como sugeria o espião, e não foi decidido o processo da RTP.
A guerra Balsemão / Vasconcellos é violenta porque opera na mistura explosiva de rupturas filiais e interesses económicos rivais. Pior: as batalhas travam-se entre o domínio da mensagem dos media ao qual se contrapõe o domínio de informações secretas, colhidas indevidamente.A história tem todos os ingredientes da conjura e, sendo falsa, constitui a armadilha política perfeita. A guerra Balsemão/Vasconcellos, as informações secretas e as pressões do espião sobre o poder não têm origem em Miguel Relvas. Mas têm nele o seu destino. Saberemos distinguir?

(Conheço Miguel Relvas mas não tenho uma relação pessoal com ele. Digo o que penso, antes sequer de o ouvir na Comissão Parlamentar de hoje).

5 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Estimada Inêz
Leio e entendo onde quer chegar mas o Ministro esteve muito mal na gerência do problema.
Ele mesmo é o culpado de o que seria normal se tornasse num monstro que lhe tirou toda a força no Governo.
Se tivesse assumido logo que era verdade que recebia sms e mails do outro senhor e que como dele, de mais 300 pessoas e que todos somos livres de receber sms e mails de quem quer que seja sem prejuízo da nossa vida pessoal e pública, nada tinha acontecido e tinha desarmado os tendenciosos.
Assim ficou mal, muito mal, na fotografia, passou por mentiroso, por omitir informação que à priori era nada importante e parecendo que realmente havia ali algo de estranho.
Quando se está na vida pública e ainda por cima na política deve-se ser muito perspicaz e ter uma visão futura dos acontecimentos e consequências de tudo o que fazemos e dizemos.
Rápidos, honestos e inteligentes nada nos poderão apontar.

Inez Dentinho disse...

Caro Miguel
Obrigada pela sua intervenção.
Penso qu ainda pior esteve o Ministro se tiver ameaçado divulgar dados da vida privada de uma jornalista para a dissuadir de ser livre de publicar uma investigação verdadeira. Não me refiro, por isso, à sucessão de episódios menos edificante e menos oportuna deste filme. O ponto primeiro e último parece-me ser este: o Ministro não foi mandante de investigações indevidas nem terá sido permeável a pressões de gente que domina essa informação confidencial e com ela exerce um poder Alcapónico.

miguel vaz serra....... disse...

Querida Inez
Tem razão nisso. Aliás eu até penso que estas "investigações" já vêm do Governo passado mas como o bloco central está sempre todo interligado salpica sempre os dois maiores partidos.
É por isso que a Justiça nunca funciona em Portugal e esta Ministra que sempre teve uma língua afiadíssima para criticar os colegas de Partido, agora que tem a faca e o queijo na mão NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA!!!!!

João wemans disse...

Li o artigo e a troca de comentários, que se complementam: concordo com o todo, ficando com uma sensação agradável.
Muito obrigado,
João Wemans

João Wemans disse...

- Agradável quanto à circunstância de haver opiniões sensatas...