sábado, 4 de outubro de 2008

Dinis Machado

Gostávamos todos do Dinis. Estabelecemos o pacto – pacto de grupo – em Tróia, no clássico festival de cinema, e depois andámos anos em jantares e aniversários. Bom sinal, tanto nos juntou a alegria de sucessos, como a tristeza dos fracassos.
Gostávamos todos do Dinis. Mas havia dois que o amavam. Primeiro, a Dulce, carinhosa e vigilante. Depois, o Pedro Bandeira Freire, que era, Dinis, teu irmão mais novo e teu irmão mais velho. Nunca vi ninguém tão desinteressadamente atento como ele o foi contigo. A vossa amizade, franca e forte, é uma das lições da minha vida. E iluminou-me mais do que tudo o que, de há uns anos a esta parte, tenho ouvido dizer de ti.
Sei bem que escreveste livros – que, aliás, li com gosto, eu que só tenho metade da mania de ler que tu cultivaste até à exaustão. Mas se queres que te diga, hoje que fui contigo dar a última volta até ao Alto de São João, do que me recordo mais é mesmo de teres sempre continuado a ser um puto de Lisboa (sei que eras do Bairro Alto, mas insisto que também eras de Alcântara, onde ias jogar pelo Atlético). Um puto de bairro, um bocadinho envergonhado com a gentileza que te inundava.
É disso que me vou recordar por mais uns anos, espero. E dos teus casacos de tweed, como o que levavas hoje. Das cigarrilhas, a que hoje te poupaste.
Morreste porque todos temos de morrer, é mesmo assim. Mas escolheste morrer como o Bogart, que morreu de cancro de pulmão por causa de milhões de cigarros e de whiskies a que nunca lhe passou pela cabeça resistir.
Morreste com estilo – “Encostei a cabeça para trás e fechei os olhos.” – como sempre escreveste com estilo.
Acreditavas na sorte. Com sorte, o Pedro está lá a tua espera. O Hammett de um lado e o Chandler do outro, que é a guarda de honra que mereces. Espero que gostes de um bom dry martini. Foi o que lhes sugeri para começo de conversa. With an olive, está claro.

4 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Ele que toque infernal ukulele.

JP Guimarães disse...

A referência ao ukelelé fez-me lembrar o epitáfio de Malcolm Lowry (escrito pelo próprio):
"Aqui jaz Malcolm Lowry,
Perdido e achado em Bowry,
Na prosa, se às vezes floria,
Outras até deprimia.
Passava a noite a viver,
O dia inteiro a beber,
E ao morrer estava de pé,
A tocar Ukelelé".

Sofia Rocha disse...

Confesso que nunca o li. Mas devia, tal a forte impressão que a qualidade do texto que vi encenado há 10 anos no Teatro Villaret me deixou.

Vasco M. Grilo disse...

Luis Pacheco acerca de "O que diz Molero" -"um livro-bomba, uma obra d'arromba"....


Tal como a Sofia, nao o li mas recordo muito bem em miudo a capa original do "Molero" e o genial nome do personagem Bigodes Piaçaba.....