quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mark Serwotka

São estimulantes os franceses que defendem os mercados e os ingleses que o criticam. Ao contrário do que se pensa, numa visão muito rígida da vida, tanto a França tem uma longa tradição de defesa do liberalismo económico (Say, a Monarquia de Julho, por exemplo), como o Reino Unido tem uma longa tradição da sua crítica (o fabianimo, muito do pensamento das elites escocesas). Não se trata de um país ser mais ou menos liberal, mas antes de dar mais ou menos audiência ao liberalismo económico.

No que me respeita, este estado de coisas revela dois aspectos que seria curioso analisar em geral. Por um lado, a ideia de que o verbo “ser” é visto como produto congelado pelas classes mais desfavorecidas (entenda-se, opinion makers e quejandos). A Inglaterra “é”, a França “é”. Não se perguntam, o quê, quando, como, em que medida, em que aspecto. A ideia de que as coisas mudam assusta-os e por isso gostam de dizer que os franceses “são” e os ingleses “são... seja o que for.

Em segundo lugar, a importância das minorias, pelo menos das minorias visíveis. As maiorias nem sempre são silenciosas, mas muitas vezes não têm arautos. As minorias de pensamento (não as outras) são frequentemente obrigadas a muito maior cuidado na sua fundamentação, a maior isenção nas suas análises.

Por isso um Mark Serwotka, anti-trabalhista, líder de um sindicato não filiado no partido trabalhista, socialista despudorado, é uma personagem francamente interessante. Que desenfado em relação ao expectável e em relação à litania laudatória do mercado.


http://www.bbc.co.uk/iplayer/episode/b00d68lt/
http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Serwotka
http://www.guardian.co.uk/society/2004/oct/27/interviews.politics
http://www.personneltoday.com/articles/2007/03/06/39523/personnel-today-interviews-mark-serwotka-general-secretary-pcs.html
http://www.marxismovivo.org/bill6port.html



Alexandre Brandão da Veiga

1 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Señor Brandao da Veiga. Mi nombre es Rossana Riveros Maturana, soy de Santiago, Chile, Sud America, y estoy preparando mi tesis para optar al grado de licenciada en Ciencias Juridicas y Sociales y titularme de Abogado.

mi tema esta basado en la manipulacion de informacion en el mercado de valores, y buscando informacion, adquiri en Brasil, especificamente en Sao Paulo su libro sobre Crimenes de Manipulacion, Defensa y creacion de mercado.
Usted en él cita dos articulos en su bibliografia, que me ha sido imposible conseguir, y que espero tenga la gentileza de indicarme como puedo acceder a ellos.

Estos son: de Allen & Gale, "Stock-Price Manipulation; y VAUPLANE & SIMART, "The concept of securities Manipulation and its Foundations in France and the USA".

Le pido mil disculpas por ocupar este medio (no es el mas adecuado), pero no he encontrado otra forma de conectarme con usted.

Le solicito me responda lo antes posible, aunque esta solicitud es solo eso... una peticion.

Agradecida por su atencion, espero noticias suyas,

Rossana Riveros Maturana
Egresada de Derecho
Universidad Central de Chile
Santiago - Chile
Sud America.
telefono fijo 56-02-6571247
email: elisariveros@yahoo.com
elisariverosm@hotmail.com