quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Mudanças

Em 1992, tinha um carro com matricula de Florença e vivia em Madrid. Quando os dinamarqueses votaram em referendo contra a ratificação do Tratado de Maastricht pus no carro o símbolo DK em apreço pelo voto dinamarquês. Tanta mistura europeia e tanto cepticismo.

Ontem de manhã passei pelo alto do Parque Eduardo VII, como passo quase todos os dias, e gostei de ver lá uma bandeira gigante da União Europeia, no lugar normalmente ocupado pela bandeira nacional. Também gosto da ideia do Tratado de Lisboa que se assina hoje, assim como da ideia de ele ser ratificado rapidamente, sem referendos, isto é.

Não há dúvida de que houve aqui uma grande transformação no meu pensamento, mas devo dizer que não sei bem o que me fez mudar de ideias. Será que fiquei mais conservador? Será que agora acredito menos no mercado e mais nas instituições? Será porque vejo o que a integração fez a países como Portugal, Espanha, Itália e mesmo Reino Unido? Será porque me apercebo da importância da UE para o centro e leste europeu? - As respotas devem estar nestas perguntas.

1 comentários:

Anónimo disse...

Porque simplesmente é federalista, de esquerda e nunca acreditou no Estado Nação e na Família como seu núcleo base, e não por se tornar mais "conservador".