tag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post3764724631373768830..comments2024-03-07T12:07:55.600+00:00Comments on Geração de 60: Como nos verão os vindouros?Sofia Galvãohttp://www.blogger.com/profile/15699338974316145917noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-56079756849915344822011-05-02T02:55:34.469+00:002011-05-02T02:55:34.469+00:00Dentro de 100 anos o blogger já foi à vida, saudáv...Dentro de 100 anos o blogger já foi à vida, saudável concorrência oblige. De qualquer maneira, a História não é feito por aqueles que a vivem, mas por aqueles que a escrevem. São estes que selecionam os factos e lhes dão uma "coerência". boa semanaTáxi Pluviosohttps://www.blogger.com/profile/03419519526820892824noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-33202479999920795792011-04-28T12:06:16.243+00:002011-04-28T12:06:16.243+00:00........
«Conseguir a admiração geral é muito, ma...........<br /><br />«Conseguir a admiração geral é muito, mas é mais ainda ganhar o afecto. Algo há nisto de boa estrela, mas mais ainda de diligência. Começa naquela e continua nesta. Não basta ter boas qualidades, ainda que se precisem, posto que á fácil obter o afecto pela boa reputação. Para conseguir benevolência, necessita-se de beneficiência: fazer o bem com ambas as mãos, ter boas palavras e melhores obras, amar para ser amado.»<br /><br />Gracián, Arte da prudência<br /><br />«Não vos preocupeis com o facto de vos encontrardes sem ocupação; preocupai-vos antes com serdes dignos de uma ocupação. Não vos preocupeis com o facto de não serdes notados; preocupai-vos antes com fazer algo de notável.»<br /><br />Confúcio, AnacletosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-54487244414461868982011-04-28T12:05:08.016+00:002011-04-28T12:05:08.016+00:00........
«Um homem simples que só diz a verdade, ...........<br /><br />«Um homem simples que só diz a verdade, é geralmente visto como perturbador do agrado público. Foge-se dele porque é desagradável; foge-se da verdade que anuncia porque é amarga; foge-se da sinceridade que ele professa porque dela só brotam frutos bravios; receamo-la porque ela humilha, porque trannstorna o orgulho, que é a mais estimada das paixões, e porque é um pintor fiel que nos representa a nossos olhos tão disformes como somos. Não é assim de espantar que a sinceridade seja rara: ela foi perseguida e proscrita em toda a parte. Coisa de abismar! A muito custo encontra ela abrigo no seio da amizade.»<br /><br />Montesquieu, Elogio da sinceridade<br /><br />«Saber aparentar ignorância. Por vezes, o mais sábio joga este trunfo e há ocasiões em que a maior sabedoria é demonstrar não saber. Não se deve ignorar, mas sim fingir que se ignora. Importa pouco ser sábio com os néscios ou prudente com os loucos: há que falar a cada um na linguagem que entende. O néscio não é o que finge ignorância, mas o que padece dela. [...] Para se ser estimado, o único meio é vestir a pele de asno.»<br /><br />Gracián, Arte da prudência<br /><br />«Não subestimes os teus pupilos; com efeito, como podes saber que eles, um dia, não virão a comparar-se contigo? No entanto, se dentro de quarenta ou cinquenta anos nao derem que falar, deixa de haver razão para os tomar a sério.»<br /><br />Confúcio, Anacletos<br /><br />«Quando suspeitardes que o interlocutor vos mente, procurai aparentar credulidade; a sua desfaçatez aumentará, mentirá com mais ímpeto e há-de acabar por se desmascarar. Se, pelo contrário, notardes que deixa escapar parte de uma verdade que pretendera dissimular, fazei o papel do incrédulo, a fim que, acirrado pela contradição, ele supere a sua reserva e a verdade se exponha inteiramente.»<br /><br />Schopenhauer, Aforismos sobre a sabedoria da vida<br /><br /><br />........Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-87452365553767948042011-04-28T12:03:45.151+00:002011-04-28T12:03:45.151+00:00........
«As mesmas causas que nos propiciam bene...........<br /><br />«As mesmas causas que nos propiciam benefícios podem propiciar-nos males, do mesmo passo que nos oferecem os meios com que os evitemos. Por exemplo, as águas profundas são-nos de grande utilidade, mas também podem ser-nos nocivas, pois há o risco de nos afundarmos nelas. Para acautelar este perigo, encontrámos uma solução: a de aprender a nadar.»<br /><br />Demócrito, Fragmentos<br /><br />«Aquele que na vida prefere o belo ao útil acabará, como a criança que prefere as guloseimas ao pão, por arruinar o estômago e contemplar o mundo de forma caprichosa.»<br /><br />Nietzsche, Humano, demasiado humano<br /><br />«O homem foi visivelmente feito para pensar; é esta a sua dignidade e o seu mister; o seu dever é o de pensar como deve ser. Ora, a ordem no pensamento consiste em começar por si, pelo seu autor e pelo seu fim. Mas em que pensa o mundo? Jamais nestas coisas, mas sim em dançar, em tocar alaúde, em cantar, em fazer versos, em andar de roda, etc., em medir forças, em fazer-se rei, sem pensar no que significa ser rei, nem no que significa ser homem.»<br /><br />Pascal, Pensamentos<br /><br />«Vangloriem-se as gentes do que quiserem, coragem ou erudição, inteligência ou espírito, êxito junto das mulheres, riqueza ou nobreza; quanto a nós, concluiremos que é justamente nesse capítulo que lhes falta qualquer coisa; aquele que possui realmente e em absoluto uma qualidade nem sequer pensa em alardeá-la ou presumi-la; está completamente tranquilo no que toca a este assunto.»<br /><br />Schopenhauer, Aforismos sobre a sabedoria da vida<br /><br /><br />........Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-51462108145670826892011-04-28T12:01:56.908+00:002011-04-28T12:01:56.908+00:00........
«Quanto à morte, o instante em que a alm...........<br /><br />«Quanto à morte, o instante em que a alma se ausenta do corpo é demasiado breve e fugidio para que possamos ter dele consciência. Que uma corda te estrangule, que a água te asfixie, que partas a cabeça caindo ao chão ou que aspires vapores que te sufocam, seja qual for o meio, sempre é rápido o resultado. Não deveríamos nós envergonharmo-nos de que uma coisa que dura tão pouco cause medo durante tanto tempo?»<br /><br />Séneca, Da vida bem-aventurada<br /><br /><br />«Habitua-te a pensar que a morte não mantém connosco relação alguma. Todo o bem e todo o mal residem na sensação; ora, a morte é privação de sensação. Logo, o justo entendimento de que a morte não mantém connosco relação alguma permite desfrutar do carácter mortal da vida, posto que não lhe impõe um prazo inacessível e, pelo contrário, elimina o desejo de imortalidade. Nada existe de temível no facto de viver para quem compreendeu autenticamente que nada há de temível no facto de não viver. Deste modo, é um néscio aquele que diz temer a morte, não porque ela o atormentará quando chegar, mas porque ela o atormenta com a ideia de que há-de chegar. Pois a mesma morte, que, ao chegar, não nos causa embaraço, provoca viva aflição quando é esperada. O mais terrífico dos males, a morte, não tem, assim, relação alguma connosco, uma vez que, precisamente, enquanto nós somos, a morte não é e, assim que a morte é, deixamos nós de ser.»<br /><br />Epicuro, Carta a Meneceu<br /><br />«Um homem que teme a morte é incapaz de coisas grandiosas.»<br /><br />Cristina da Suécia, Máximas<br /><br /><br />........Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14157382126842852.post-88000088621014634412011-04-28T11:59:49.588+00:002011-04-28T11:59:49.588+00:00Permita-me o exercício de transcrever algumas cita...Permita-me o exercício de transcrever algumas citações de "O Livro da Tranquilidade", onde de alguma forma encontra elo com a sua "ponderação". Julgo que a sua autora não se importará. Não é a primeira vez que o faço, mas nunca nesta escala. Será talvez uma via mais fácil de evitar um qualquer disparate, esse sim, da minha autoria.<br /><br />Sem uma ordem de raciocínio específica...<br /><br />«A maior fortuna faz-se com horas de previsão. Para os prevenidos não há más contingências, nem apertos para os que estão preparados. Não deve o raciocínio ir descansando até à ocasião crítica, mas sim antecipá-la. Com a madurez do pensamento avisado, há que prevenir o tempo mais rigoroso.[...] Dormir sobre uma coisa por fazer vale mais que despertar por uma coisa feita. Alguns fazem e depois pensam, o que mais depressa é buscar desculpas que consequências. Outros não pensam, nem antes nem depois. Toda a vida deve ser a pensar, para não nos extraviarmos. A prevenção e o pensamento cuidadoso conferem a comodidade do viver adiantado.»<br /><br />Gracián, Arte da prudência<br /><br />«Somente os homens de espírito deveriam possuir fortuna: de outra forma, ela representa um perigo público, pois o homem de fortuna, quando não consegue decidir que uso fazer dos ócios que ela lhe proporciona, continua a cobiçar ainda mais bens: esta aspiração é que o distrai, é o seu melhor estratagema na luta contra o tédio.»<br /><br />Nietzsche, Humano, demasiado humano<br /><br />«Quase ninguém considera de livre vontade os méritos alheios. Os homens encontram-se demasiado ocupados consigo mesmos para terem o vagar de penetrar ou discernir os outros; segue-se daqui que, com um mérito vasto e uma modéstia ainda maior, lograremos permanecer ignorados por muito tempo.»<br /><br />La Bruyère, Os caracteres<br /><br />«Se entrarmos na casa da fortuna franqueando a porta do prazer, dela sairemos, de ordinário, pela porta do desgosto, e vice-versa. Atenção aos finais: há que pôr mais cuidado num final feliz que numa entrada aplaudida. É sorte comum aos afortunados que prelúdios muito favoráveis antecipem um desfecho trágico.»<br /><br />Gracián, Arte da prudência <br /><br />«Não te envergonhes mais perante os outros que perante ti mesmo; não te prevaleças do facto de ninguém conhecer a tua conduta para agir pior do que se todos a conhecessem. É a ti mesmo que deves respeitar; é preciso que instituas esta lei no teu coração: nunca deixá-lo penetrar-se de coisas deploráveis.»<br /><br />Demócrito, Fragmentos<br /><br /><br />........Anonymousnoreply@blogger.com